A MORTE





A MORTE

No dia 7 de Setembro, Tupac decidiu que não iria para Las Vegas com Suge Knight, ele queria ir para Atlanta decidir alguns assuntos familiares. Suge insistiu muito e conseguiu fazer com que Pac o acompanhasse. Tupac disse a sua namorada Kidada Jones (filha de Quincy Jones) que haveria uma luta de boxe naquela noite no MGM Grand, e ele havia prometido algumas semanas antes que ele acompanharia Suge Knight nessa luta.
Ele disse que não queria ir, mas havia dado sua palavra a Suge. Tupac disse a Kidada que ela poderia ir junto com ele somenta na festa que haveria em seguida no clube 662 de Suge Knight, ele não queria que ela fosse a luta com ele por causa das companhias que ele estava (a caravana da Death Row).
Quando eles voltaram pra sua casa em Calabasas, Kidada começou a fazer as malas para a viagem. Quando ele estava pegando o colete a prova de balas que ele sempre usava Pac disse, "Deixa ele ai, vai estar muito quente por lá." Ela guardou o colete e então partiram. No caminho eles pararam em um posto de gasolina, Tupac comprou umas cinco revistas sobre armas. Ele ficou lendo até chegarem ao Hotel Luxor. Tupac foi para a mansão de Suge na região sul da cidade. Fizeram uma pequena festa. Tupac fez um video dele ligando para Keisha Morris (ex-esposa) e uma outra garota.
Após sair da casa de Suge, ele foi para o MGM Grand em Las Vegas para ver a luta de Mike Tyson vs Bruce Sheldon. Tupac estava nervoso porque Suge apareceu só no último minuto, na hora da luta. Eles foram para seus lugares, Tupac sentou na Seção 4, Corredor E, assento 2. Mike Tyson foi declarado campeão após 1 minutos e 49 segundos de luta. Após a luta Tupac foi até os bastidores para se encontrar com Mike Tyson. Exatamente as 20:45, Travon Lane (Tray, um dos seguranças da Death Row) estava andando perto do Grand Garden do hotel com o resto da banca Death Row. Tray então apontou Orlando Anderson para Tupac. O que ocorreu logo em seguida é mostrado no video do hotel.
Tupac correu o corredor todo até chegar a Orlando Anderson, e perguntou pra ele "Você é da sul?" Algumas palavras foram trocadas entre os dois então Tupac começou a bater em Orlando, os capangas da Death Row se juntaram a ele e derrubaram Orlando, e começaram a chutar ele. Só havia um segurança tentando tirar Tupac do meio da confusão, e conseguiu por duas vezes, sem resultado porque Tupac voltava pra bagunça.
Como as cameras do hotel estavam gravando, os seguranças do hotel estavam vendo e foram eles que acabaram com a luta, Orlando Anderson permaneceu lá para ser interrogado pela policia, mas foi liberado após se negar a prestar queixa. Na sua saida do prédio Orlando deu sei ingersso de $1000 para um cara. O cara disse que Orlando disse para ele, "Toma ai maluco. Divirta-se."
Tupac saiu de lá as 20:55 para voltar para o hotel. Tupac entrou no carro de Hammer e contou o incidente que aconteceu ao seu segurança, Frank Alexander. Hammer fez algumas perguntas a Pac sobre a briga e Pac disse "tá tudo de boa, não esquenta a cabeça." Enquanto Tupac estava entrando no carro ele ficava se gabando de como ele só precisou de 3 socos para derrubar Orlando e Tyson teve que dar mais de 50 para derrubar Bruce Sheldon. Frank Alexander disse que toda vez que tinha que fazer Pac colocar o seu colete a prova de balas eles discutiam. Pac não gostava muito de usar, inclusive na noite Pac não usou ele nenhuma vez, mesmo levando em conta o fato de ter acabado de sair de uma luta. Pac não usava muito o seu colete, mesmo tendo brigado com um membro de gangue alguns minutos antes. Já que estavam em Las Vegas eles não poderiam andar armados, mas eles estavam armados. Eles sairam do MGM meio que apressados, e o segurança de Tupac esqueceu sua arma em outro carro.Quando ele chegou no hotel ele falou para Kidada, "Um maluco arrumou treta comigo por nada. Algo vai acontecer, você fica aqui." Ele também estava nervoso porque não conseguia encontrar os Outlawz, que eram pra estar na luta junto com ele.
Ele trocou de roupa e foi para a casa de Suge. Eles estavam prontos para a festa no Club 662, onde Pac iria se apresentar naquela noite. Tupac queria ir dirigindo sua Hummer, mas Suge disse que eles precisavam conversar e disse para Pac ir com ele na BMW. Duas horas depois, Suge, com Tupac no banco de passageiros de sua BMW 750 preta ano 96, vidro filmado, saiu da mansão seguidos de uma caravana de 10 carros com a banca da Death Row. Eles estavam ouvindo o album "The Don Killuminati: The 7 Days Theory" bem baixo. As 22:55 Tupac abaixou o vidro da BMW após Suge parar em um farol vermelho, e quando ele abaixou o vidro um fotográfo tirou uma foto de Tupac, a que seria a sua última foto vivo. As 23 hs foram parados na Las Vegas Boulevard pela Policia local porque Suge estava com o volume do carro muito alto e a sua BMW, que era alugada, não estava com as placas, elas estavam no porta-malas. O enquadro não deu em nada e foram liberados minutos depois.
Mais tarde, na Flamingo Road, perto da interseção da Koval Lane, Suge parou em outro farol vermelho. Em frete do Maxim Hotel duas garotas distrairam Tupac e Suge, elas estavam do lado de Suge Knight. Tupac estava em pé dentro do carro, com metade do corpo pra fora pelo teto solar, e fazendo piadas com as garotas, e as 23:15, no mesmo farol, um Cadillac branco 4 portas com 4 ocupantes, modelo antigo, com placas da California parou ao lado. Dois dos quatro homens sairam do carro e dispararam 13 tiros no lado do passageiro, de uma pistola Glock .40. Tupac tentou se jogar no banco de trás, e Suge o jogou pra baixo, e uma das balas entrou pela coxa direita de Pac e perfurou seu pulmão, ele foi também acertado na mão direita e no peito. Logo após o tiroteio o Cadillac foi pro lado sul na Koval. Suge estava consciente o suficiente para dar uma meia volta na contra mão na Flamingo e saiu cantando pneus na Las Vegas Boulevard, que era o caminho mais longe para o hospital mais próximo.
Suge disse que falou para Pac que iria leva-lo para o hospital, e Tupac disse, "Eu preciso de um hospital? Quem levou um tiro na cabeça foi você!"
Alguns policiais que estavam atentendo um chamado por perto no Maxim Hotel ouviram os tiros e aparecem na cena. Outros dois policiais viram a BMW de Suge e a seguiram, e os policiais conseguiram parar a BMW no cruzamento da Las Vegas Blvd. e Harmon Ave e chamou uma ambulância.
A BMW estava cheia de sangue e pedaços de ouro das jóias de Tupac, e dois pneus furados. Tiraram Tupac do carro e o colocaram na maca. Pac ficava dizendo, "Eu não consigo respirar, não consigo respirar." A ambulância levou Tupac e Suge para o University of Nevada Medical Center.
O sargento Kevin Manning foi indicado como investigador principal no caso, e Cathy Scott como a reporter principal do tiroteio. Quando a policia interrogou o guarda-costas de Tupac perguntaram se ele tinha revidado os tiros, e quando ele disse não a policia perguntou quem tinha disparado então. O gaurda-costas disse que talvez eram os amigos de Suge, que eram todos membros dos Bloods. Yafeu Fula (Yaki Khadafi) estava no carro logo atrás da BMW de Tupac com os guarda-costas. Ele disse a policia que poderia fazer um retrato-falado dos atiradores e deixou seu telefone para contato. Um homem disse a policia de Compton que ouviu Tray dizer no Clube 662 que o atirador era o tio de Orlando, Dwayne Keith David (Keefee D). Tupac perdeu muito sangue no caminho do hospital. Enquanto era carregado para a sala de emergência ele ficava dizendo "Estou morrendo." Tupac entrou na sala em condições criticas. Suas feridas incluiam um tiro no peito com grande hemorragia e um tiro na coxa direita com a bala presa no seu abdomen. E mais um tiro na mão direita que fraturou um dedo.
Seu pulso estava muito fraco e inicialmente ele estava com a pressão sanguínea muito baixa, o que rapidamente começou a cair. Ele foi imediatamente levado para a sala de operação para sofrer algumas intervenções cirurgicas.
Um cirurgião removeu a bala de seu abdomen que começou as 24 hs e terminou as 02:35 hs no dia 8. Ele passou por outra operação que começou as 06:25 hs e durou uma hora. Seu pulmão direito foi removido para acabar com o sangramento interno. Ele voltou para seu quarto as 07:45 hs.
A BMW permaneceu no pátio da Policia de Las Vegas. A policia não encontrou armas dentro do carro, só um maço de cigarros e um celular da Motorola. American Express disse que Suge havia alugado 21 quartos de hotel a $50 a diaria para cada um dos seus acompanhantes nas noites que Tupac permaneceu no hospital. Tupac foi induzido ao coma e fo colocado novamente nos aparelhos para tirar um pouco a pressão de seu corpo. Três membros dos Bloods estavam no Lueders Park, perto do hospital, falando sobre retaliação contra os Southside Crips pelo ataque a Tupac. As 14:58, na East Alondra, um homem que a policia de Las Vegas suspeitava que estava no Cadillac que atirou em Tupac foi assassinado pelas costas no dia 09. Aas 20 hs, uns 20 amigos de Tupac corriam na rua depoios de sair do Trauma Center e cercaram um carro, que a policia havia parado. O Sargento Cindi West disse que eles pararam um cara para por rotina e o cara não queria cooperar. As pessoas saiam do hospital sem saber de nada e entraram no meio, e começou um atrito com os policiais. Tupac então abriu seus olhos uma vez enquanto Kidada estava colocando a música "Vincent" de Don McLean para ele ouvir. Ela perguntou se ele estivesse ouvindo era pra ele mexer o seu pé e ele mexeu. Ela perguntou se ele sabia que ela o amava, ele acenou a cabeça. E logo em seguida entrou em coma. Seu concerto em Oakland foi cancelado.
No dia 11, Bobby Finch, um Southside Crip de Compton, que os policiais de Compton diziam que também estava no Cadillac foi assassinado as 09:05 da manhã. Suge e 3 advogados falaram com a policia de Las Vegas por uma hora e não deram nenhuma pista dos suspeitos ou do motivo.
Em Compton, o primo de Orlando Anderson, Jerry Bonds estava com um Cadillac branco com buracos de tiro em uma mecanica com mais um amigo. No dia 12 Tupac deveria aparecer ao tribunal para responder a uma acusação de porte ilegal de armas, ele estava armado quando atacou Allen Hughes.
Sexta-Feira no dia 13, os médicos tentaram ressuscitar Tupac várias vezes, então Afeni disse para não tentarem mais. Quando Tupac deu o último suspiro Gloria Jean abençoou seu corpo e testemunhou que realmente era ele. Ele morreu as 16:03 no Intensive Care Unit. Ele foi declarado morto pelo Dr. Lovvet por falha respiratória e falência cardio-respiratória (ou algo do tipo, não sou médico).
Na hora, Frank Alexander, guarda-costas de Tupac, estava na casa de Suge, e Suge estava discutindo com ele e muito nervoso por não estar com sua arma no momento. Ele já estava partindo para cima de Frank Alexander quando o telefone tocou, e ele ficou sabendo que Tupac havia morrido. Então ele se voltou para Alexander e disse que não importava mais nada agora, Pac tinha partido, sua voz trêmula como de alguém que está prestes a chorar. Afeni fez o reconhecimento do corpo as 17 hs. Um carro funerário levou para o legista as 17:10 hs. Ele fizeram a autópsia. Na autópsia revelaram que não havia drogas em seu corpo, mas ele estava muito sedado. O relatório da autópsia estava no escritório, mas foi proibido de ser exposto ao público.
O diagnóstico pré-operatório era um tiro no peito e no abdomen e sangramento pós-operativo. Um pouco antes da meia-noite ele foi levado para o UMC's Trauma Center. Ele foi levado para a area de recuperação e foi resuscitado de acordo com o grupo do trauma avançado e todo um processo de ressuscitação foi iniciado. Ele estava vivendo com a ajuda de aparelhos. Dois litros de sangue que estavam em seu peito devido a hemorragia foi removido.
Fizeram testes de balistica, mas os resultados não foram a público novamente. Tiraram seis fotos dele que foram para os arquivos do legista.
Dois detetives pegaram duas fotos para um livro da policia, mas depois foram retiradas do livro e destruidas. Mandaram seu sangue para o laboratório de genética Long Beach Genetics, que fizeram teste de DNA e provaram que era realmente Tupac, e que seus pais eram Afeni Shakur e Billy Garlland, com 99,97% de certeza. Tupac foi cremado.
Nesse dia mais dois Southside Crips foram assassinados por um homem que fugiou a pé. No dia 14, Afeni jogou suas cinzas de uma colina em Los Angeles e um pouco em seu quintal. A familia de Tupac realizou uma cerimônia para ele em Las Vegas, só para amigos próximos da familia. No dia 15, velaram ele em uma cerimônia feita na House of the Lord Pentecostal Church no Brooklyn, onde ele é citado até hoje como membro da congregação. A policia pensou que o homem no MGM Grand, Orlando Anderson, era o principal suspeito, mas depois deixaram de lado porque Orlando ainda estava com os seguranças do hotel quando Pac saiu do MGM Grand (Pac levou mais de duas horas para ser morto depois que saiu do MGM Grand).
Tupac não tinha um testamento, assim Afeni teve que assinar alguns papeis como a unica herdeira viva para poder administrar todo seu legado.
A Death Row esvaziou o apartamento e levou todos os bens que Tupac havia deixado, algo em torno de $100.000. Cathy Scott tirou uma foto de Tupac dissecado numa mesa no necrotério. Não é uma foto oficial do legista e nem da policia e dizem que é falsa, mas o The National Enquirer ofereceu $100,000 pela foto.
Quase dois anos depois Orlando Anderson foi assassinado em uma troca de tiros em um posto de gasolina, ele e mais 4 amigos.